sábado, 15 de junho de 2013

PLANO DE AULA




¨ PLANO DE AULA
¨Duração: 4 a 6 aulas
¨Ano/Série: 5ª série/ 6º ano
¨Tema: Números e operações.
¨Conteúdo: Noção e representação de fração.
¨Objetivos: Representar medidas não inteiras utilizando frações.
¨Justificativa: Melhoria da aprendizagem devido ao baixo índice de acertos na avaliação diagnóstica.
¨Estratégias: História do livro “O Pirulito do Pato”; discussão em grupo; interpretação e desenho do texto; slide da história das frações; apresentação de uma coleção de exercícios que exploram diferentes contextos de aplicações sobre o tema.
¨Recursos: Livro didático, data show, lousa e pincel.
¨Avaliação: Através das discussões, participação individual e coletiva no desenvolvimento das atividades propostas.

 ROTEIRO PARA APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES
¨
1ªETAPA: Iniciar a aula com a leitura e comentário participado do livro: “O PIRULITO DO PATO” de Nilson José Machado. Editora Scipione, 1992, 2ª edição.
- Questionar e explicar passo a passo a história contada; aproveitar para introduzir a linguagem das frações que aparecem no texto.

- Para finalizar, pedir que façam um desenho representando a história contada.



“O PIRULITO DO PATO” de Nilson José Machado. Editora Scipione, 1992, 2ª edição.

O pato Dino levou um pito
Tudo por causa de um pirulito.                                     
Um pirulito e dois patinhos...
A mamãe Pata disse mansinho:
“- Lino e Dino venham aqui!"
O pato Dino o que fez, então?
Deu o palito pro seu irmão!
Disse a mãe Pata:
"- Seu Vivaldino! Não é assim! Pobre do Lino!
Divida ao meio sem truque algum.
Uma metade pra cada um.
Dino já até cortando, quando outra pata veio chegando.
Era uma amiga da mamãe pata, chamada Xoca, nada cordata...
E trouxe o filho, que bem chatinho falou:
"-Eu quero um pedacinho!”
A mamãe Pata disse a sorrir:
“- Pois em três partes vou repartir.
Tudo igualzinho, sem truque algum.
Peguem: um terço pra cada um! "
Já estava tudo acertadinho, quando chegou o pato Zinho.
O Pato Xato, filho da Xoca, disse:
"- Em meu terço ninguém mais toca!”
O pato Lino, que é amigão do pato Zinho, falou
Então:
“Não faz mal, não! Deixem comigo. Divido o meu com meu amigo"
Cortando ao meio o seu pedaço, deu logo ao Zinho, ganhando um abraço.

¨2ª ETAPA: Leitura e análise de texto: “Um pouco de história... (se for necessário, usar um mapa para localizar o lugar de onde as frações surgiram).




3ª ETAPA: Atividades Complementares


História da fração
disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/hm/page03.htm

Um comentário: