domingo, 2 de junho de 2013

C H A R A D A S

Na matemática, tudo é uma questão de interpretação. Vamos resolver estes problemas: 
 
1. Um elevador pode levar ou 20 adultos ou 24 crianças. Se 15 adultos já estão no elevador, quantas crianças podem entrar?
2. Cinco marinheiros se colocam lado a lado para receber as ordens do comandante do navio. Tente nomeá-los, da esquerda para a direita, de acordo com as informações: 
    Anderson está entre Jorge e Cláudio; 
    Humberto está à esquerda de Cláudio; 
   Jorge não está ao lado de Humberto; 
   Humberto não está ao lado de Rafael. 
Atenção! A sua esquerda não é a esquerda dos marinheiros.
3. Um homem, que pesa 100 quilos, e seus 2 filhos, um pesando 40 quilos e o outro pesando 60, precisam atravessar um rio. O único barco disponível só pode carregar até 100 quilos de cada vez. Como eles poderão chegar à outra margem?
4. Na época em que os bichos falavam, numa floresta viviam dona Onça e dona Hiena, comadres inseparáveis, com características peculiares. Dona Hiena mente as segundas, terças e quartas-feiras: dona Onça mente as quintas, sextas e sábados. Nos dias que não mentem, elas dizem a verdade.
Certa vez, num encontro, dona Hiena e dona Onça conversaram:
  __ Olá, dona Onça! Ontem eu menti - disse a dona Hiena.
  __ Olá, dona Hiena! Eu também menti ontem - retrucou dona Onça.
Em que dia aconteceu esse encontro?
5. Tenho o quádruplo da idade que você tem. Daqui a 4 anos terei o triplo da sua idade. Quais são as nossas idades?
6. Buscando água, uma rã caiu em um poço de 30 metros de profundidade. Na sua busca por sobrevivência, a obstinada rã conseguia subir 3 metros cada dia, sendo que a noite resbalava e descia 2 metros. Quantos dias a rã demorou para sair do poço?

Esses textos ou problemas matemáticos são ótimos para que os alunos percebam que seja em qualquer disciplina, saber interpretar é uma necessidade básica.
Retirado do blog Texto em Movimento, da Fátima Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário