¨
PLANO
DE AULA
¨Duração: 4 a 6 aulas
¨Ano/Série: 5ª série/ 6º ano
¨Tema: Números e
operações.
¨Conteúdo: Noção e
representação de fração.
¨Objetivos: Representar medidas
não inteiras utilizando frações.
¨Justificativa: Melhoria da
aprendizagem devido ao baixo índice de acertos na avaliação diagnóstica.
¨Estratégias:
História do livro “O
Pirulito do Pato”; discussão em grupo; interpretação e desenho do texto; slide
da história das frações; apresentação de uma coleção de exercícios que exploram
diferentes contextos de aplicações sobre o tema.
¨Recursos: Livro didático,
data show, lousa e pincel.
¨Avaliação: Através das
discussões, participação individual e coletiva no desenvolvimento das
atividades propostas.
ROTEIRO
PARA APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES
¨
1ªETAPA: Iniciar a aula com a leitura e comentário participado do
livro: “O PIRULITO DO PATO” de Nilson José
Machado. Editora Scipione, 1992, 2ª edição.
- Questionar e
explicar passo a passo a história contada;
aproveitar para introduzir a linguagem das frações
que aparecem no texto.
- Para finalizar,
pedir que façam um desenho representando a história contada.
“O PIRULITO DO PATO” de Nilson José Machado. Editora Scipione, 1992, 2ª edição.
O pato Dino levou um pito
Tudo por causa de um
pirulito.
Um pirulito e dois patinhos...
“- Lino e Dino venham aqui!"
O pato Dino o que fez, então?
Deu o palito pro seu irmão!
Disse a mãe Pata:
"- Seu Vivaldino! Não é
assim! Pobre do Lino!
Divida ao meio sem truque algum.
Uma metade pra cada um.
Dino já até cortando, quando
outra pata veio chegando.
Era uma amiga da mamãe pata,
chamada Xoca, nada cordata...
E trouxe o filho, que bem
chatinho falou:
"-Eu quero um pedacinho!”
A mamãe Pata disse a sorrir:
“- Pois em três partes vou
repartir.
Tudo igualzinho, sem truque
algum.
Peguem: um terço pra cada um!
"
Já estava tudo acertadinho,
quando chegou o pato Zinho.
O Pato Xato, filho da Xoca,
disse:
"- Em meu terço ninguém mais
toca!”
O pato Lino, que é amigão do pato
Zinho, falou
Então:
“Não faz mal, não! Deixem comigo.
Divido o meu com meu amigo"
Cortando ao meio o seu pedaço,
deu logo ao Zinho, ganhando um abraço.
¨2ª
ETAPA: Leitura e análise de texto: “Um pouco de história...” (se for necessário,
usar um mapa para localizar o lugar de onde as frações surgiram).
3ª ETAPA: Atividades Complementares
História da fração
disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/hm/page03.htm
E qual é a resposta final da história?
ResponderExcluir